Instruções para Autores(as)

Por favor, leia estas instruções cuidadosamente antes de submeter seu manuscrito para a revista. 

O processo de submissão e publicação de trabalhos na Revista Brasileira de Informática na Educação tem, pelo menos, duas fases distintas: submissão para avaliação pelo Corpo Editorial da Revista; e (em caso de aceite) elaboração da versão revisada do trabalho, conforme considerações dos revisores e seguindo as orientações sobre metadados e referências.

É altamente recomendável que o trabalho seja fundamentado em teorias psico-pedagógicas, lide com artefatos tecnológicos inovadores e siga corretamente uma metodologia científica. É esperado que os artefatos/software/sistemas sejam analisados, validados e/ou avaliados em diferentes cenários educacionais. A revista também publica revisões sistemáticas que incluam questões de pesquisa claras, uma análise crítica, e direções para novos desafios na área.

Submissão para avaliação:

  1. Os artigos científicos de trabalhos completos e originais, que sejam destinados exclusivamente à revista, serão submetidos à avaliação e a aprovação do Corpo Editorial da RBIE. Versões estendidas de trabalhos apresentados em eventos (congressos, simpósios, seminários, ...) poderão ser submetidos e analisados desde que não tenham sido publicados integralmente em anais, devendo ser autorizados, por escrito, pela entidade organizadora do evento, quando as normas do mesmo assim exigirem, ou em situações especialmente definidas pelo Corpo Editorial.

  2. Os trabalhos devem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol e ter entre 15 e 30 páginas, sem contar referências e anexos. A primeira página deve conter o título do trabalho (Português, Inglês e Espanhol), os nomes dos autores e suas afiliações, ORCID, endereço de e-mail, além de resumo e palavras-chave (Português, Inglês e Espanhol). Os artigos devem seguir o modelo de formato da RBIE (docxlatex) já na primeira submissão (sendo que neste caso devem ser observadas as políticas de revisão anonimizada - ou seja, toda possível identificação aos autores deve ser removida, como nome dos autores, e-mails, afiliações etc.).

  3. Os arquivos contendo os trabalhos submetidos devem estar no formato PDF.

  4. É necessário submeter uma carta de apresentação (cover letter) no formato PDF, criada com o template disponibilizado pela RBIE (docxrtf).

  5. O Corpo Editorial se reserva o direito de sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, que serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio para composição editorial.

  6. As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão e adequação das referências bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Obs.: Entende-se por artigo científico de trabalho completo aquele que segue um método científico e apresenta como resultados contribuições de pesquisa. Entende-se por trabalho original aquele que não tenha sido publicado anteriormente (excetuando-se versões correspondentes a dissertações de mestrado ou teses de doutorado). No caso de versões estendidas, devem contar com no mínimo 30% a mais de conteúdo original (recomendado 50%) em relação à versão anteriormente aceita e/ou publicada (os autores devem indicar tratar-se de uma versão estendida nos comentários na submissão, indicando também onde a versão original foi publicada).

 

Processo de revisão por pares:

Todos os artigos submetidos à revista são avaliados por pares, por ao menos três revisores (duplamente anonimizado), com análise e metarevisão de um membro do Corpo Editorial da RBIE. O corpo editorial é formado por doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.

Os autores devem submeter seus artigos usando o sistema online de submissão da revista. 

Fluxo de revisão:

  • Todos os trabalhos submetidos passam por uma etapa de pré-análise feita pelos editores-chefe, que avaliam a aderência do tema da pesquisa ao escopo da revista e atendimento aos requisitos estabelecidos na página de instruções aos autores(as). Caso essa primeira análise seja positiva, o trabalho submetido é enviado a um editor associado para condução da fase de avaliação junto aos revisores. Ao receber as revisões, o editor responsável faz uma metarrevisão para tomar uma decisão quanto a aceitação ou rejeição do trabalho. Em caso de aceitação condicionada a revisões, o trabalho passará por novas rodadas de revisões antes de uma decisão final. Comumente, duas ou três rodadas são necessárias. Após aceitação, o trabalho submetido passa para a etapa de edição, em que autores(as) devem enviar a versão final editável e atualizar os metadados da submissão. Por fim, o trabalho passa por um processo de editoração para que seja publicado.

Prazo de resposta:

  • A pré-análise geralmente acontece de uma a três semanas da submissão. A etapa de revisão depende da resposta dos revisores e da quantidade de rodadas necessárias. Em geral, cada rodada dura em torno de 45 dias. O tempo médio para publicação é de 6 meses. 

 

Taxa de processamento:

A submissão e publicação de artigos na RBIE é gratuita. A revista é mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e seus custos são cobertos pela Comissão Especial de Informática na Educaçào (CEIE/SBC).

 

Questões éticas:

A RBIE se preocupa com questões éticas em pesquisas com seres humanos. Qualquer pesquisa que envolve seres humanos, incluindo dados, deve estar de acordo com as legislações vigentes nacionais e os princípios éticos internacionais. As pessoas autoras são convidadas a examinar criticamente seus métodos e referências, esforçando-se para evitar e combater diferentes preconceitos na ciência (por exemplo, viés de gênero, raça, etnia, classe social, deficiência etc.).

Todo manuscrito deve explicitar, no corpo do texto, as preocupações éticas abordadas e garantidas durante a realização da pesquisa, incluindo o número de aprovação da pesquisa em Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Sistema CEP/Conep ou outro sistema equivalente), quando aplicável. Caso o trabalho não tenha sido submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, é necessário incluir uma justificativa na Carta de Apresentação durante a submissão do manuscrito. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) publicou um livro sobre Ética e Pesquisa em Educação que contempla um capítulo específico (capítulo 23) que pode auxiliar nessa redação - disponível em http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios

Veja também o Ofício Circular Nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS, que trata de orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual, e a Resolução CNS nº 510/2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais com a utilização de dados de participantes.

 

Declaração de autoria CRediT:

A partir de 2024, todas as submissões deverão fornecer a declaração de autoria CRediT.

A Taxonomia de Funções do Colaborador (CRediT, do inglês Contributor Roles Taxonomy) foi introduzida com a intenção de reconhecer contribuições individuais de coautores, reduzindo disputas de autoria e facilitando a colaboração. CRediT oferece aos autores a oportunidade de compartilhar uma descrição precisa e detalhada de suas diversas contribuições para o trabalho publicado.

A(s) função(ões) de todos os autores devem ser listadas, em uma seção específica do artigo (antes das referências, incluída somente na versão após avaliação), usando as categorias abaixo. As funções descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa acadêmica e científica, sendo que cada autor pode ter contribuído em várias funções. O autor correspondente da submissão é responsável por garantir que as descrições sejam precisas e concordadas por todos os coautores.

Termo CRediT

Contribuição dos autores

(Tradução livre RBIE)

Detalhes

Conceptualization

Conceitualização

https://credit.niso.org/contributor-roles/conceptualization/

Data curation

Curadoria de dados

http://credit.niso.org/contributor-roles/data-curation/

Formal analysis

Análise de dados

http://credit.niso.org/contributor-roles/formal-analysis/

Funding acquisition

Obtenção de financiamento

http://credit.niso.org/contributor-roles/funding-acquisition/

Investigation

Pesquisa

http://credit.niso.org/contributor-roles/investigation/

Methodology

Metodologia

http://credit.niso.org/contributor-roles/methodology/

Project administration

Gestão do projeto

http://credit.niso.org/contributor-roles/project-administration/

Resources

Disponibilização de recursos/ferramentas

http://credit.niso.org/contributor-roles/resources/

Software

Desenvolvimento, implementação e teste de software

http://credit.niso.org/contributor-roles/software/

Supervision

Supervisão

http://credit.niso.org/contributor-roles/supervision/

Validation

Validação de dados e experimentos

http://credit.niso.org/contributor-roles/validation/

Visualization

Apresentação de dados

http://credit.niso.org/contributor-roles/visualization/

Writing – original draft

Redação do manuscrito original

http://credit.niso.org/contributor-roles/writing-original-draft/

Writing – review & editing

Redação - revisão e edição

http://credit.niso.org/contributor-roles/writing-review-editing/

Exemplo de declaração de autoria CRediT:

RDA: Conceitualização, Metodologia, Redação do manuscrito original; AAFB: Conceitualização, Pesquisa, Redação do manuscrito original, Supervisão.

Leia mais informações sobre a taxonomia neste link.