Potencialidades e Desafios na Formação Continuada de Educadores em Metodologias Ativas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4093

Keywords:

Formação Continuada, Metodologias Ativas, Aprendizagem Criativa

Abstract

As mudanças no acesso à informação e ao conhecimento, levantam a necessidade de avaliar a capacitação dos educadores para o enfrentamento aos desafios dessa transformação. Assim, a formação continuada é considerada nesta pesquisa um aspecto chave para aprimorar as práticas pedagógicas e atualizar os conhecimentos destes profissionais. Este trabalho aborda a transformação nas metodologias de ensino, impulsionada por práticas educativas inovadoras, com foco em metodologias ativas e sua adaptação aos objetivos de aprendizagem e ao currículo. Apresentam-se estudos de caso a partir da oferta de formação continuada a educadores e gestores. A iniciativa visa fornecer suporte tecnológico e desenvolver competências e habilidades essenciais às demandas educacionais contemporâneas. Os resultados revelaram a satisfação dos educadores com a formação e a compreensão da importância da iniciativa, enfatizando o impacto transformador de integrar atividades criativas associadas à tecnologia nas escolas.

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Arquivos adicionais

Published

2025-03-04

Como Citar

MARASCHIN JUNIOR, D.; PRIMO, T. T.; NASCIMENTO, K. S.; BERNARDI, K. S. Potencialidades e Desafios na Formação Continuada de Educadores em Metodologias Ativas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 54–79, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.4093. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4093. Acesso em: 5 dez. 2025.

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