Potencialidades e Desafios na Formação Continuada de Educadores em Metodologias Ativas
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4093Keywords:
Formação Continuada, Metodologias Ativas, Aprendizagem CriativaAbstract
As mudanças no acesso à informação e ao conhecimento, levantam a necessidade de avaliar a capacitação dos educadores para o enfrentamento aos desafios dessa transformação. Assim, a formação continuada é considerada nesta pesquisa um aspecto chave para aprimorar as práticas pedagógicas e atualizar os conhecimentos destes profissionais. Este trabalho aborda a transformação nas metodologias de ensino, impulsionada por práticas educativas inovadoras, com foco em metodologias ativas e sua adaptação aos objetivos de aprendizagem e ao currículo. Apresentam-se estudos de caso a partir da oferta de formação continuada a educadores e gestores. A iniciativa visa fornecer suporte tecnológico e desenvolver competências e habilidades essenciais às demandas educacionais contemporâneas. Os resultados revelaram a satisfação dos educadores com a formação e a compreensão da importância da iniciativa, enfatizando o impacto transformador de integrar atividades criativas associadas à tecnologia nas escolas.
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