Estudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.6000

Keywords:

Usabilidade, Interação Tangível, Alfabetização, Inclusão, Síndrome de Down, Neuroplasticidade, Tecnologias Educacionais

Abstract

Este artigo apresenta uma avaliação de usabilidade do Alfaba, um dispositivo educacional tangível e multissensorial originalmente concebido para apoiar o processo de alfabetização em contextos gerais. Este estudo investiga sua adequação específica ao público de crianças e jovens com Síndrome de Down. A análise envolveu sete participantes, entre 7 e 17 anos, avaliados em sessões individuais realizadas em ambiente terapêutico. As interações foram registradas por meio de anotações diretas, gravações audiovisuais e relatos espontâneos, sendo analisadas com base em um protocolo estruturado e codificadas de forma independente por dois avaliadores. A concordância entre avaliadores foi verificada pelo coeficiente Kappa de Cohen. Os resultados indicam que a integração de estímulos táteis, visuais e auditivos apresentou indícios de contribuição para o reconhecimento de letras, estratégias de autocorreção e engajamento inicial, embora tenham sido observadas oscilações de atenção e influência de fatores ambientais. Com base nesses dados, foram propostas e implementadas modificações no dispositivo, resultando em uma nova versão cuja efetividade será avaliada em estudos futuros. O estudo contribui para o campo da Informática na Educação ao documentar como princípios de usabilidade e acessibilidade podem orientar o aperfeiçoamento iterativo de tecnologias educacionais inclusivas.

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Arquivos adicionais

Published

2025-10-06

Como Citar

QUEVEDO JURGINA, L.; MEDEIROS, E. P.; MACKEDANZ, T. D.; AQUINI, L. G.; ROSA JÚNIOR, L. S. da; MOREIRA, F.; PRIMO, T. T. Estudo de Usabilidade de uma Solução Tangível no Processo de Alfabetização de Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1406–1427, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.6000. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/6000. Acesso em: 5 dez. 2025.

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