Eles Percebem o que Queremos? Um Estudo Sobre a Percepção dos Estudantes em um Sistema Educacional Gamificado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3118

Keywords:

Gamificação, Gamificação implementada, Gamificação percebida, Sistemas educacionais gamificados, Estudo quantitativo

Abstract

Estudos recentes apontam a gamificação como um recurso capaz de aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes em ambientes educacionais. No entanto, um importante desafio atual é entender como a gamificação implementada é percebida pelos usuários finais. Para enfrentar esse desafio, nessa pesquisa, conduzimos um estudo observacional (transversal, descritivo e temporalmente prospectivo) analisando a percepção de 61 estudantes de pós-graduação sobre a gamificação implementada em um sistema educacional gamificado (utilizado por 23 meses) bem como, quais os efeitos psicológicos e comportamentais da gamificação nos estudantes. Os principais resultados indicam que i) os estudantes tiveram percepções diferentes dos elementos de gamificação implementados no sistema e ii) apresentam diferentes efeitos psicológicos e comportamentais positivos decorrentes da gamificação. Os resultados do estudo contribuem especialmente para as áreas de tecnologias educacionais e gamificação em educação, fornecendo insights relacionados ao design de sistemas educacionais gamificados.

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Arquivos adicionais

Published

2023-09-06

Como Citar

DE JULI, M. C.; OLIVEIRA, W.; NASCIMENTO, I. M. do; ISOTANI, S. Eles Percebem o que Queremos? Um Estudo Sobre a Percepção dos Estudantes em um Sistema Educacional Gamificado. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 529–552, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3118. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3118. Acesso em: 22 nov. 2024.

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