O Ensino Superior de Computação Baseado em Projetos: o Inteli no caminho da inovação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4320

Keywords:

Currículo, Ciência da computação, Metodologias Ativas, Aprendizagem baseada em projeto, Tecnologias educacionais

Abstract

A informatização da sociedade tem demandado um número crescente de profissionais de tecnologias para dar conta do desenvolvimento dos recursos computacionais necessários. Contudo, a qualidade dos concluintes dos cursos de computação tradicionais não está atendendo às necessidades do mercado e do país. Com a finalidade de formar futuras lideranças em tecnologia, o objetivo deste artigo é apresentar a implementação de uma abordagem pedagógica baseada em projetos dos cursos de Computação, bem como a seleção dos docentes envolvidos, a criação de parcerias, as infraestruturas física e tecnológica, e as atividades que evidenciam a aprendizagem dos alunos. Trata-se de um relato de experiência cuja metodologia para o desenvolvimento do artigo foi baseada na abordagem documental e bibliográfica. A proposta educacional foi testada em um bootcamp e os resultados indicaram como os docentes, a infraestrutura tecnológica e a parceria devem estar articulados para possibilitar a implantação das metodologias de ensino e de aprendizagem baseada em projetos. O resultado deste trabalho é a operacionalização e instanciação de uma abordagem pedagógica baseada em projetos que oportunize a comunidade a pensar e repensar os passos concretos para realização da transformação curricular dos cursos de Computação do país

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACM (2006). Computing Curricula 2005: the overview report. Association for Computing Machinery and IEEE Computer Society. New York. https://doi.org/10.1145/1121341.1121482. https://www.acm.org/binaries/content/assets/education/curricula-recommendations/cc2005-march06final.pdf.

ACM (2013). Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science. Association for Computing Machinery and IEEE Computer Society. New York. https://doi.org/10.1145/2534860. https://dl.acm.org/doi/book/10.1145/2534860.

ACM (2020). Computing Curricula 2020: Paradigms for Global Computing Education. Association for Computing Machinery and IEEE Computer Society. New York. https://doi.org/10.1145/3467967. https://dl.acm.org/doi/book/10.1145/3467967.

Almulla, M. A. (2020). The Effectiveness of the Project-Based Learning (PBL) Approach as a Way to Engage Students in Learning. SAGE Open, July-September 2020, 1–15. https://doi.org/10.1177/2158244020938702. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244020938702. [GS Search].

Balmen, N. & Keskin, M. Ö. (2018). The effectiveness of project-based learning on science education: A meta-analysis search. International Online Journal of Education and Teaching (IOJET), 5(4), 849-865. https://eric.ed.gov/?id=EJ1250564. [GS Search].

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, 32(1), 25-40.

Biazus, M. de O., & Mahtari, S. (2022). The Impact of Project-Based Learning (PjBL) Model on Secondary Students’ Creative Thinking Skills. International Journal of Essential Competencies in Education, 1(1), 38–48. https://doi.org/10.36312/ijece.v1i1.752. [GS Search].

Bittencourt, I. I. & Isotani, S. (2018). Evidence-based Computers in Education: A Manifesto (Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto). Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 26(3), 108-119. https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.03.108. [GS Search].

Borba, G. B., Fabro, J. A., Schneider, G. A. & Lopes, H. S. (2021). Aplicação de aprendizagem baseada em projetos por meio de disciplinas integradoras: experiência do curso de engenharia de computação da UTFPR. In: Costa J., Ademar G., D’Andrea, A. F., Dallabona, C. A. & Duarte, E. R. Educação em engenharia: aplicações no ensino em engenharia. João Pessoa (PB): Editora IFPB, 182-220.

Brasscom (2021). Demanda de talentos em TI e estratégias TCEM. https://brasscom.org.br/demanda-de-talentos-em-tic-e-estrategia-%cf%83-tcem/.

Breiter, A., Fey, G. & Drechsler, R. (2005). Project-based learning in student teams in computer science education. Facta Universitatis, Series Electronics and Energetics, 18, 165-180. https://doi.org/10.2298/FUEE0502165B. [GS Search].

Brown, P. C., Roediger, H. L. & Mcdaniel, M. A. (2014). Make it Stick: the science of successful learning. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University Press.

BSV19 (2021). Brazil at Silicon Valley. Vídeos. https://www.youtube.com/playlist?list=PLz4fYMKBCTfjfE61wxkjEBbCRwFtTruMq.

Chen, C.-H. & Yang, Y-C. (2018). Revisiting the effects of project-based learning on students' academic achievement: A meta-analysis investigating moderators. Educational Research Review, [s.l.], 1-27. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2018.11.001. [GS Search].

Correia, S. D., Rodrigues, L. F. & Carrondo, J. P. S. (2019). Project-based learning in the classroom: application in a computer science undergraduate degree, applied to a computer architecture course. In: 5th Ibero-American Congress on Entrepreneurship, Energy, Environment and Technology (CIEEMAT 2019). Portalegre, Portugal. https://www.researchgate.net/profile/Sergio-Correia-4/publication/335920201_Project_Based_Learning_in_the_Classroom_Application_in_a_Computer_Science_Undergraduate_Degree_applied_to_a_Computer_Architecture_Course/links/5dade6fc92851c577eb96365/Project-Based-Learning-in-the-Classroom-Application-in-a-Computer-Science-Undergraduate-Degree-applied-to-a-Computer-Architecture-Course.pdf . [GS Search].

De los Ríos, I., Cazorla, A., Díaz-Puente, J. M. & Yagüe, J. L. (2010). Project-based learning in engineering higher education: two decades of teaching competences in real environments. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2(2), 1368-1378. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.202. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042810002429. [GS Search].

De Luca, G. G., Magalhães, N. C., Rauch, S. L. B., Gusso, H. L. & Kienen, N. (2022). Problemas de Pesquisa em Estudos de Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos Acta Comportamentalia. Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 30(3). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274572812003. [GS Search].

Denning, P. J., Comer, D. E., Gries, D., Mulder, M. C., Tucker, A., Turner, A. J. & Young, P. R. (1989). Computing as a discipline. Communications of the ACM, 32(1), 9-23. https://doi.org/10.1109/2.19833. [GS Search].

Dewey, J. (1959). Como pensamos – como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Nacional.

Fang, I., Feofiloff, P., Kowaltowski, T., Lucchesi, C. L., Setzer, V. W., Song, S. W & Terada, R. (2015). História do Centro de Cálculo Numérico (CCN) e suas Contribuições. https://www.ime.usp.br/~song/ime/ccn-origem-comp.pdf.

Faste, T. & Faste, H. (2012). Demystifying “design research”: design is not research, research is design. Anais IDSA Educational Symposium 2012, Boston. [GS Search].

Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2006). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas.

Guo, P., Saab, N., Post, L. S. & Admiraal, W. (2020). A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures. International Journal of Educational Research, 102, 101586. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101586. [GS Search].

Habimorad, M., Santoro, F. M. & Valente, J. A. (2022). Inteli: acolher para transformar. MIT Sloan Management Review, 4(10).

Hamilton, A., & Hattie, J. (2021). Not all that glitters is gold: Can education technology finally deliver? Thousand Oaks, California: Corwin Press.

Hernández, F. (1998). Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas.

Hernández, F. & Ventura, M. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas.

Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2022). Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao.

Insper (2024). Graduação em Ciência da Computação. https://www.insper.edu.br/graduacao/ciencia-da-computacao/.

Jazayeri, M. (2015). Combining mastery learning with project-based learning in a first programming course: an experience report. IEEE/ACM 37th IEEE International Conference on Software Engineering, 315-318. https://doi.org/10.1109/ICSE.2015.163. https://ieeexplore.ieee.org/document/7202980. [GS Search].

Junqueira, C. (2021). Como lidar com o apagão tecnológico? Exame, 24. https://exame.com/blog/cristina-junqueira/apagao-tecnologico-cris-junqueira-nubank/.

Kokotsaki, D., Menzies, V. & Wiggins, A. (2016). Project-based learning: A review of the literature. Improving Schools, 19(3), 267–277. https://doi.org/10.1177/1365480216659733. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1365480216659733. [GS Search].

Magalu (2024). A Educação que conecta pessoas com o futuro do trabalho. https://ada.tech/.

Meira, S. (2021). Fundações para os Futuros Figitais. Blog. https://silvio.meira.com/silvio/fundacoes-para-os-futuros-figitais-0/.

Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Hoboken.

Papert, S. (1980). Mindstorms. Children, computer and powerful ideas. New York: Basic Books, [Traduzido como Logo: computadores e educação]. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Piaget, J. (1978). Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo.

Pucher, R. (2014). Project-based learning in computer science. In: International Conference “The Future of Education. 4th ed. Florence, Italy. [GS Search].

Pucher, R. & Lehner, M. (2011). Project-based learning in computer science – a review of more than 500 projects. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 29, 1561-1566. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.11.398. [GS Search].

42São Paulo (2024). Uma das Escolas de Engenharia de Software Mais Inovadoras do Mundo. https://42sp.org.br/.

Sindre, G., Giannakos, M., Krogstie, B. R., Munkvold, R. & Aalberg, T. (2018). Project-based learning in IT education: definitions and qualities. Årgang, 41(2), 147-163. https://doi.org/10.18261/ISSN1893-8981-2018-02-06. [GS Search].

Tafakur, T., Retnawati, H. & Shukri, A. A. M. (2023). Effectiveness of project-based learning for enhancing students' critical thinking skills: A meta-analysis. Jurnal Inovasi Pembelajaran, 9(2), 191–209. https://doi.org/10.22219/jinop.v9i2.22142. [GS Search].

Thomas, J. W. (2000). A Review of the Research on Project-Based Learning, San Rafael, CA: The Autodesk. https://www.pblworks.org/research/research-review-research-project-based-learning.

Uniamérica (2024). Descomplica + Uniamérica. https://uniamerica.br/.

Valente, J. A. (2002). Repensando situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim Salto para o Futuro. Tecnologia e Educação: novos tempos, outros rumos. TV Escola. Ministério da Educação, 28-35. https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/1426096028139.pdf.

Valente, J. A. (2008). O desenvolvimento de projetos usando as tecnologias de informação e comunicação: oportunidades para trabalhar conceitos. In: Pontes, A. & Pontes, A. N. (Org.) Educação e comunicação: diálogos possíveis. Rio de Janeiro: Corifeu, 55-67.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. https://dl.acm.org/doi/10.1145/1118178.1118215. [GS Search].

World Economic Forum (2020). The Future of Jobs Report 2020. http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf.

Zhang, L. & Ma, Y. (2023). A study of the impact of project-based learning on student learning effects: a meta-analysis study. Frontiers in Psychology, 14, 1–13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1202728. [GS Search].

Zhou, C. (2023). The Impact of the Project-Based Learning Method on Students. BCP Education & Psychology, 9, 20-25. https://doi.org/10.54691/bcpep.v9i.4603.

Arquivos adicionais

Published

2025-06-13

Como Citar

VALENTE, J. A.; BITTENCOURT, I. I.; SANTORO, F. M.; GARCIA, M.; ISOTANI, S.; GARCIA, A.; HABIMORAD, M. O Ensino Superior de Computação Baseado em Projetos: o Inteli no caminho da inovação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 605–642, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.4320. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4320. Acesso em: 14 jul. 2025.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>