O Ensino Superior de Computação Baseado em Projetos: o Inteli no caminho da inovação
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4320Keywords:
Currículo, Ciência da computação, Metodologias Ativas, Aprendizagem baseada em projeto, Tecnologias educacionaisAbstract
A informatização da sociedade tem demandado um número crescente de profissionais de tecnologias para dar conta do desenvolvimento dos recursos computacionais necessários. Contudo, a qualidade dos concluintes dos cursos de computação tradicionais não está atendendo às necessidades do mercado e do país. Com a finalidade de formar futuras lideranças em tecnologia, o objetivo deste artigo é apresentar a implementação de uma abordagem pedagógica baseada em projetos dos cursos de Computação, bem como a seleção dos docentes envolvidos, a criação de parcerias, as infraestruturas física e tecnológica, e as atividades que evidenciam a aprendizagem dos alunos. Trata-se de um relato de experiência cuja metodologia para o desenvolvimento do artigo foi baseada na abordagem documental e bibliográfica. A proposta educacional foi testada em um bootcamp e os resultados indicaram como os docentes, a infraestrutura tecnológica e a parceria devem estar articulados para possibilitar a implantação das metodologias de ensino e de aprendizagem baseada em projetos. O resultado deste trabalho é a operacionalização e instanciação de uma abordagem pedagógica baseada em projetos que oportunize a comunidade a pensar e repensar os passos concretos para realização da transformação curricular dos cursos de Computação do país
Downloads
Referências
ACM (2006). Computing Curricula 2005: the overview report. Association for Computing Machinery and IEEE Computer Society. New York. https://doi.org/10.1145/1121341.1121482. https://www.acm.org/binaries/content/assets/education/curricula-recommendations/cc2005-march06final.pdf.
ACM (2013). Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science. Association for Computing Machinery and IEEE Computer Society. New York. https://doi.org/10.1145/2534860. https://dl.acm.org/doi/book/10.1145/2534860.
ACM (2020). Computing Curricula 2020: Paradigms for Global Computing Education. Association for Computing Machinery and IEEE Computer Society. New York. https://doi.org/10.1145/3467967. https://dl.acm.org/doi/book/10.1145/3467967.
Almulla, M. A. (2020). The Effectiveness of the Project-Based Learning (PBL) Approach as a Way to Engage Students in Learning. SAGE Open, July-September 2020, 1–15. https://doi.org/10.1177/2158244020938702. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244020938702. [GS Search].
Balmen, N. & Keskin, M. Ö. (2018). The effectiveness of project-based learning on science education: A meta-analysis search. International Online Journal of Education and Teaching (IOJET), 5(4), 849-865. https://eric.ed.gov/?id=EJ1250564. [GS Search].
Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, 32(1), 25-40.
Biazus, M. de O., & Mahtari, S. (2022). The Impact of Project-Based Learning (PjBL) Model on Secondary Students’ Creative Thinking Skills. International Journal of Essential Competencies in Education, 1(1), 38–48. https://doi.org/10.36312/ijece.v1i1.752. [GS Search].
Bittencourt, I. I. & Isotani, S. (2018). Evidence-based Computers in Education: A Manifesto (Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto). Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 26(3), 108-119. https://doi.org/10.5753/rbie.2018.26.03.108. [GS Search].
Borba, G. B., Fabro, J. A., Schneider, G. A. & Lopes, H. S. (2021). Aplicação de aprendizagem baseada em projetos por meio de disciplinas integradoras: experiência do curso de engenharia de computação da UTFPR. In: Costa J., Ademar G., D’Andrea, A. F., Dallabona, C. A. & Duarte, E. R. Educação em engenharia: aplicações no ensino em engenharia. João Pessoa (PB): Editora IFPB, 182-220.
Brasscom (2021). Demanda de talentos em TI e estratégias TCEM. https://brasscom.org.br/demanda-de-talentos-em-tic-e-estrategia-%cf%83-tcem/.
Breiter, A., Fey, G. & Drechsler, R. (2005). Project-based learning in student teams in computer science education. Facta Universitatis, Series Electronics and Energetics, 18, 165-180. https://doi.org/10.2298/FUEE0502165B. [GS Search].
Brown, P. C., Roediger, H. L. & Mcdaniel, M. A. (2014). Make it Stick: the science of successful learning. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University Press.
BSV19 (2021). Brazil at Silicon Valley. Vídeos. https://www.youtube.com/playlist?list=PLz4fYMKBCTfjfE61wxkjEBbCRwFtTruMq.
Chen, C.-H. & Yang, Y-C. (2018). Revisiting the effects of project-based learning on students' academic achievement: A meta-analysis investigating moderators. Educational Research Review, [s.l.], 1-27. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2018.11.001. [GS Search].
Correia, S. D., Rodrigues, L. F. & Carrondo, J. P. S. (2019). Project-based learning in the classroom: application in a computer science undergraduate degree, applied to a computer architecture course. In: 5th Ibero-American Congress on Entrepreneurship, Energy, Environment and Technology (CIEEMAT 2019). Portalegre, Portugal. https://www.researchgate.net/profile/Sergio-Correia-4/publication/335920201_Project_Based_Learning_in_the_Classroom_Application_in_a_Computer_Science_Undergraduate_Degree_applied_to_a_Computer_Architecture_Course/links/5dade6fc92851c577eb96365/Project-Based-Learning-in-the-Classroom-Application-in-a-Computer-Science-Undergraduate-Degree-applied-to-a-Computer-Architecture-Course.pdf . [GS Search].
De los Ríos, I., Cazorla, A., Díaz-Puente, J. M. & Yagüe, J. L. (2010). Project-based learning in engineering higher education: two decades of teaching competences in real environments. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2(2), 1368-1378. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.202. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042810002429. [GS Search].
De Luca, G. G., Magalhães, N. C., Rauch, S. L. B., Gusso, H. L. & Kienen, N. (2022). Problemas de Pesquisa em Estudos de Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos Acta Comportamentalia. Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 30(3). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274572812003. [GS Search].
Denning, P. J., Comer, D. E., Gries, D., Mulder, M. C., Tucker, A., Turner, A. J. & Young, P. R. (1989). Computing as a discipline. Communications of the ACM, 32(1), 9-23. https://doi.org/10.1109/2.19833. [GS Search].
Dewey, J. (1959). Como pensamos – como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Nacional.
Fang, I., Feofiloff, P., Kowaltowski, T., Lucchesi, C. L., Setzer, V. W., Song, S. W & Terada, R. (2015). História do Centro de Cálculo Numérico (CCN) e suas Contribuições. https://www.ime.usp.br/~song/ime/ccn-origem-comp.pdf.
Faste, T. & Faste, H. (2012). Demystifying “design research”: design is not research, research is design. Anais IDSA Educational Symposium 2012, Boston. [GS Search].
Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas.
Gil, A. C. (2006). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas.
Guo, P., Saab, N., Post, L. S. & Admiraal, W. (2020). A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures. International Journal of Educational Research, 102, 101586. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101586. [GS Search].
Habimorad, M., Santoro, F. M. & Valente, J. A. (2022). Inteli: acolher para transformar. MIT Sloan Management Review, 4(10).
Hamilton, A., & Hattie, J. (2021). Not all that glitters is gold: Can education technology finally deliver? Thousand Oaks, California: Corwin Press.
Hernández, F. (1998). Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas.
Hernández, F. & Ventura, M. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas.
Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2022). Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao.
Insper (2024). Graduação em Ciência da Computação. https://www.insper.edu.br/graduacao/ciencia-da-computacao/.
Jazayeri, M. (2015). Combining mastery learning with project-based learning in a first programming course: an experience report. IEEE/ACM 37th IEEE International Conference on Software Engineering, 315-318. https://doi.org/10.1109/ICSE.2015.163. https://ieeexplore.ieee.org/document/7202980. [GS Search].
Junqueira, C. (2021). Como lidar com o apagão tecnológico? Exame, 24. https://exame.com/blog/cristina-junqueira/apagao-tecnologico-cris-junqueira-nubank/.
Kokotsaki, D., Menzies, V. & Wiggins, A. (2016). Project-based learning: A review of the literature. Improving Schools, 19(3), 267–277. https://doi.org/10.1177/1365480216659733. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1365480216659733. [GS Search].
Magalu (2024). A Educação que conecta pessoas com o futuro do trabalho. https://ada.tech/.
Meira, S. (2021). Fundações para os Futuros Figitais. Blog. https://silvio.meira.com/silvio/fundacoes-para-os-futuros-figitais-0/.
Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: Hoboken.
Papert, S. (1980). Mindstorms. Children, computer and powerful ideas. New York: Basic Books, [Traduzido como Logo: computadores e educação]. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Piaget, J. (1978). Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo.
Pucher, R. (2014). Project-based learning in computer science. In: International Conference “The Future of Education. 4th ed. Florence, Italy. [GS Search].
Pucher, R. & Lehner, M. (2011). Project-based learning in computer science – a review of more than 500 projects. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 29, 1561-1566. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.11.398. [GS Search].
42São Paulo (2024). Uma das Escolas de Engenharia de Software Mais Inovadoras do Mundo. https://42sp.org.br/.
Sindre, G., Giannakos, M., Krogstie, B. R., Munkvold, R. & Aalberg, T. (2018). Project-based learning in IT education: definitions and qualities. Årgang, 41(2), 147-163. https://doi.org/10.18261/ISSN1893-8981-2018-02-06. [GS Search].
Tafakur, T., Retnawati, H. & Shukri, A. A. M. (2023). Effectiveness of project-based learning for enhancing students' critical thinking skills: A meta-analysis. Jurnal Inovasi Pembelajaran, 9(2), 191–209. https://doi.org/10.22219/jinop.v9i2.22142. [GS Search].
Thomas, J. W. (2000). A Review of the Research on Project-Based Learning, San Rafael, CA: The Autodesk. https://www.pblworks.org/research/research-review-research-project-based-learning.
Uniamérica (2024). Descomplica + Uniamérica. https://uniamerica.br/.
Valente, J. A. (2002). Repensando situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim Salto para o Futuro. Tecnologia e Educação: novos tempos, outros rumos. TV Escola. Ministério da Educação, 28-35. https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/1426096028139.pdf.
Valente, J. A. (2008). O desenvolvimento de projetos usando as tecnologias de informação e comunicação: oportunidades para trabalhar conceitos. In: Pontes, A. & Pontes, A. N. (Org.) Educação e comunicação: diálogos possíveis. Rio de Janeiro: Corifeu, 55-67.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. https://dl.acm.org/doi/10.1145/1118178.1118215. [GS Search].
World Economic Forum (2020). The Future of Jobs Report 2020. http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf.
Zhang, L. & Ma, Y. (2023). A study of the impact of project-based learning on student learning effects: a meta-analysis study. Frontiers in Psychology, 14, 1–13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1202728. [GS Search].
Zhou, C. (2023). The Impact of the Project-Based Learning Method on Students. BCP Education & Psychology, 9, 20-25. https://doi.org/10.54691/bcpep.v9i.4603.
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 José Armando Valente, Ig Ibert Bittencourt, Flávia Maria Santoro, Maurício Garcia, Seiji Isotani, Ana Garcia, Maíra Habimorad

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.