Apoio ao Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: uma Abordagem Tecnológica para Gestão Educacional Baseada em Dados
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5278Keywords:
Plano Nacional de Educação, Monitoramento educacional, Gestão baseada em dados, Dados abertos conectados, Plataformas educacionaisAbstract
O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014, estabelece 20 metas para a educação brasileira. Neste contexto, os entes federados têm autonomia para definir seus próprios planos subnacionais e devem monitorar seus indicadores, alinhados ao PNE. Ao elaborar esses planos, os gestores de estados e municípios enfrentam o desafio de obter informações sobre os indicadores do PNE. Este artigo investiga a articulação entre necessidades de gestores educacionais e boas práticas identificadas na implementação e no monitoramento das metas do PNE, com o objetivo de propor uma solução tecnológica que apoie o monitoramento dos indicadores educacionais. A concepção da plataforma de dados abertos e conectados Conecta PNE baseou-se em entrevistas semiestruturadas com stakeholders e na análise de plataformas relacionadas e boas práticas extraídas de estudos de caso. A disponibilização de dados em formatos abertos e acessíveis fortalece a transparência, facilita a interoperabilidade entre diferentes fontes de informação e amplia as possibilidades de análise e cruzamento de dados. Dessa forma, a solução proposta disponibiliza informações essenciais, permitindo uma análise mais aprofundada e baseada em evidências dos indicadores educacionais, apoiando a tomada de decisão e o aprimoramento das políticas públicas na área.
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