Apoio ao Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: uma Abordagem Tecnológica para Gestão Educacional Baseada em Dados

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5278

Keywords:

Plano Nacional de Educação, Monitoramento educacional, Gestão baseada em dados, Dados abertos conectados, Plataformas educacionais

Abstract

O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014, estabelece 20 metas para a educação brasileira. Neste contexto, os entes federados têm autonomia para definir seus próprios planos subnacionais e devem monitorar seus indicadores, alinhados ao PNE. Ao elaborar esses planos, os gestores de estados e municípios enfrentam o desafio de obter informações sobre os indicadores do PNE. Este artigo investiga a articulação entre necessidades de gestores educacionais e boas práticas identificadas na implementação e no monitoramento das metas do PNE, com o objetivo de propor uma solução tecnológica que apoie o monitoramento dos indicadores educacionais. A concepção da plataforma de dados abertos e conectados Conecta PNE baseou-se em entrevistas semiestruturadas com stakeholders e na análise de plataformas relacionadas e boas práticas extraídas de estudos de caso. A disponibilização de dados em formatos abertos e acessíveis fortalece a transparência, facilita a interoperabilidade entre diferentes fontes de informação e amplia as possibilidades de análise e cruzamento de dados. Dessa forma, a solução proposta disponibiliza informações essenciais, permitindo uma análise mais aprofundada e baseada em evidências dos indicadores educacionais, apoiando a tomada de decisão e o aprimoramento das políticas públicas na área.

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Arquivos adicionais

Published

2025-09-17

Como Citar

PALOMINO, P. T.; FALCÃO, T. P.; ALVES, G.; RODRIGUES, E. M.; MEDEIROS, R. P.; ALENCAR, A. L. de; ALBUQUERQUE, A.; BARROS, A. N.; UEHARA, M.; BURÉGIO, V.; CAVALCANTI, A. P.; MELLO, R. F. Apoio ao Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: uma Abordagem Tecnológica para Gestão Educacional Baseada em Dados. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1199–1225, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5278. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5278. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Edição Especial :: Políticas, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

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