Análise exploratória sobre a abertura de dados educacionais no Brasil: como melhorar o ecossistema de dados na Web?

Authors

  • Bruno Elias Penteado Universidade de São Paulo (USP)
  • Ig Ibert Bittencourt Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.175

Keywords:

dados abertos governamentais, dados abertos educacionais, DWBP

Abstract

Os dados abertos educacionais trazem informações importantes sobre o cenário educacional de um país. Sua publicação traz impactos tanto em transparência quanto no aumento do potencial econômico para a sociedade como um todo por meio da gestão da aprendizagem e da tomada de decisão baseada em evidências. A Web traz muitas funcionalidades que podem estender esse potencial e, para isso, o W3C - organização responsável pelas padronizações na Web - criou a recomendação DWBP (Data on the Web Best Practices), para a produção de dados abertos que tirem proveito da arquitetura da Web. Contudo, até o momento não foram encontradas pesquisas que avaliem os dados de acordo com esse referencial. Assim, neste trabalho aplicamos um estudo de caso múltiplo, com a técnica de casos diversos considerando diferentes categorias de dados educacionais, analisando as práticas da DWBP. Como resultado, notamos poucas práticas plenamente atendidas atualmente e muitas práticas atendidas parcialmente. Isso ocorre, pois as informações disponibilizadas são de fácil acesso para o consumo humano, mas não para o processamento automático por agentes de software, inviabilizando a análise automática e contínua dos dados disponibilizados. Ao final, discutimos a adequação à recomendação, as possibilidades de intervenções tanto para a produção dos dados quanto para os portais que os hospedam e outras características percebidas durante a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Elias Penteado, Universidade de São Paulo (USP)

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – Universidade de São Paulo (USP) 13566-590 – São Carlos – SP

Ig Ibert Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Instituto de Computação – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – 57072-970 – Maceió – AL

Seiji Isotani, Universidade de São Paulo (USP)

Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação – Universidade de São Paulo (USP) 13566-590 – São Carlos – SP

Referências

Atenas, J., Havemann, L. (2015). “Open Data as Open Educational Resources: Case studies of emerging practice”. London: Open Knowledge, Open Education Working Group. DOI: 10.6084/m9.figshare.1590031,

Bandeira, J., Ávila, T., Alcantara, W., Sobrinho, Bittencourt, I. I., Isotani, S. (2015). “Dados abertos conectados para a Educação”. Jornada de Atualização em Informática na Educação 4.1 (2015): 47-69. Disponível em: [Link]

Barbosa, A., Bittencourt, I. I., Siqueira, S. W., Silva, R. D., & Calado, I. (2017). The Use of Software Tools in Linked Data Publication and Consumption: A Systematic Literature Review. International Journal on Semantic Web and Information Systems (IJSWIS), 13(4), 68-88. DOI:10.4018/IJSWIS.2017100104.

Berberian, C. F. Q., Mello, P. J. S. M., Camargo, R. M. P. (2014). “Governo Aberto: a tecnologia contribuindo para maior aproximação entre o Estado e a Sociedade”. Revista do TCU, n. 131. Dez 2014. P 30-39. Disponível em: [Link].

Berners-Lee, T. (2006). Linked data: design issues. Disponível em: [Link]. Acessado em: 17 jun. 2017.

Brasil (2011). Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. “Lei de Acesso à Informação”. Disponível em: [Link].

Brasil (2012). Instrução normativa nº4, de 12 de Abril de 2012. “Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA”. Disponível em: [Link].

Brasil (2014). Política de URIs para Publicação de Dados no Governo. Disponível em: [Link].

Brasil (2016). Lei nº 8.777, de 11 de maio de 2016. Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal. Disponível em: [Link].

Brito, K. S., Costa, M. A. S., Garcia, V. C. & Meira, S. R. L. (2015). “Is brazilian open government data actually open data?” An analysis of the current scenario. International Journal of E-planning Research, Vol.4 (2). DOI: 10.4018/ijepr.2015040104.

Cucos, R. (2013). “Open Government Data: Helping Parents to find the Best School for their Kids”. The WorldBank, 2013. Disponível em: [Link]. Acesso: 14 de junho de 2017.

Gerring, J. (2009) “Case selection for case-study analysis: qualitative and quantitative techniques”, The Oxford Handbook of Political Methodology, J. M. Box-Steffensmeier, H. E. Brady e D. Collier, England, Oxford University Press, p. 645-684. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780199286546.003.0028 .

Guy, M. (2016). “The Open Education Working Group: Bringing People, Projects and Data Together”. Open Data for Education: Linked, Shared, and Reusable Data for Teaching and Learning, Springer International Publishing. Eds: Mouromtsev, D. d'Aquin, M. p. 166-187. DOI: 10.1007/978-3-319-30493-9_9.

International Budget Partnership. (2015). “Open Budget Index Rankings”. Disponível em: [Link]. Acesso em: 15 de fevereiro de 2017.

Isotani, S., Bittencourt, I. I. (2015). “Dados abertos conectados”. Editora Novatec. DOI:10.13140/RG.2.1.4355.6329.

Klein, R. H. (2017). “Mecanismos de ampliação da transparência em portais de dados abertos governamentais brasileiros à luz da Accountability Theory”, Tese (Doutorado em Administração) – Escola de negócios, Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: [Link].

McKinsey. (2013). “Open data: Unlocking innovation and performance with liquid information”. McKinsey Global Institute. [S.l.]. 2013. Disponível em: [Link].

Meijer, A. J. (2007). “Publishing public performance results on the Internet Do stakeholders use the Internet to hold Dutch public service organizations to account?” Government Information Quarterly, v. 24, p. 165-185. DOI: 10.1016/j.giq.2006.01.014.

Nações Unidas. (2016). “United Nations E-government survey 2016”. Disponível em: [Link]. Acessado em: 10 de junho de 2017.

OECD (2017). “Open government data”. Disponível em: [Link]. Acesso: 03 de Março de 2018.

OGP (2011). “Open Government Partnership”. Disponível em: [Link]. Acessado em: 10 de Março de 2017.

Oliveira, M. I. S, Oliveira, H. R., Oliveira, L. A., Lóscio, B. F. (2016). Open government data portals analysis: the Brazilian case. International Conference on Digital Government Research. Junho, 2016, Xangai, China. P. 415-424. DOI: 10.1145/2912160.2912163.

Open Knowledge International (2016). “Global Open Data Index”. Disponível em: [Link]. Acesso: 25 de maio de 2017.

Parycek, P., Sachs, M. (2010). “Open government-information flow in Web 2.0”. European Journal of ePractice, Vol. 9(1), p. 1–12. [GS SEARCH]

Penteado, B. E., Isotani, S. (2017). “Dados abertos educacionais: que informações temos disponíveis?”. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação, vol. 4. Bauru, Julho de 2017, ISBN 978-85-5444-002-2, p. 1933-1938. [GS SEARCH]

Penteado, B. E. (2016). “Correlational Analysis Between School Performance and Municipal Indicators in Brazil Supported by Linked Open Data”. Proceedings of the 25th International Conference Companion on World Wide Web, p. 507-512. DOI: 10.1145/2872518.2890459.

Penteado, B. E., Isotani, S. (2017). “Dados abertos educacionais: que informações temos disponíveis?”. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação, vol. 4. Bauru, Julho de 2017, ISBN 978-85-5444-002-2, p. 1933-1938. Disponível em: [Link].

Penteado, B. E., Bittencourt, I. I., Isotani, S. (2017). Dados abertos educacionais no Brasil e sua preparação para os dados abertos na web. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE, 2017, p. 526-535. Recife. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2017.526.

Pereira, C. K., Siqueira, S., Nunes, B. P., Dietze, S. (2017). Linked data in Education: a survey and a synthesis of actual research and future challenges. IEEE Transactions on Learning Technologies. Vol. PP (99), p 1-15. DOI: 10.1109/TLT.2017.2787659.

Santos, O. A. R. (2014) “Minha escola transparente: uma análise comparativa do uso de dados governamentais abertos na educação básica no Brasil e Inglaterra”, Dissertação (Mestrado profissional em Adm. Pública) – EBAP, FGV, Rio de Janeiro. 2014. Disponivel em: [Link].

Sarker, Farhana (2014) “Linked data technologies to support higher education challenges: student retention, progression and completion”. University of Southampton, Physical Sciences and Engineering. Tese de doutorado, 273pp. Disponível em: [Link].

Siqueira, S.; Bittencourt, I. I.; Isotani, S.; Nunes, B. (2017). Information Systems based on (Linked) Open Data: From Openness to Innovation. In: Boscarioli, C.; Araujo, R. M.; Maciel, R. S. P. (Org.). I GranDSI-BR - Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016-2026. 1ed. Rio Grande do Sul: SBC, 2017, v. 1, p. 52-61. Disponível em: [Link].

Ubaldi, B. (2013), “Open Government Data: Towards Empirical Analysis of Open Government Data Initiatives”, OECD Working Papers on Public Governance, No. 22, OECD Publishing, Paris. DOI: 10.1787/5k46bj4f03s7-en.

Van Schalkwyk, F., Willmers, M., Czerniewicz, L. (2014). “Open data in the governance of South African higher education”. Disponível em: [Link]. Acesso em: 22 de junho de 2017.

Yin, R. K. (2001) Estudo de caso: planejamento e métodos, 2ª edição. Bookman: Porto Alegre. [GS SEARCH]

W3C (2017). “Data on the Web Best Practices”. W3C Recommendation 31 January 2017. Disponível em: [Link]. Acessado em: 10 de junho de 2017.

Wood, D., Zaidman, M., Ruth, L., Hausenblas, M. (2014). “Linked Data: Structured data on the Web”. New York: Manning Publications Co. [GS SEARCH]

World Wide Web Foundation. (2017). Open Data Barometer: Fourth Edition. Maio, 2017. Disponível em: [Link]. Acesso em: 17 de julho de 2017.

Zuiderwijk, A., Janssen, M. (2012). “A comparison of open data policies and their implementation in two Dutch ministries”. Digital Government Research, Maryland, EUA. p. 84-89. DOI: 10.1145/2307729.2307744.

Arquivos adicionais

Published

2019-01-01

Como Citar

PENTEADO, B. E.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Análise exploratória sobre a abertura de dados educacionais no Brasil: como melhorar o ecossistema de dados na Web?. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 175–195, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.01.175. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4761. Acesso em: 16 set. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>