Análise exploratória sobre a abertura de dados educacionais no Brasil: como melhorar o ecossistema de dados na Web?

Authors

  • Bruno Elias Penteado Universidade de São Paulo (USP)
  • Ig Ibert Bittencourt Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.175

Keywords:

dados abertos governamentais, dados abertos educacionais, DWBP

Abstract

Os dados abertos educacionais trazem informações importantes sobre o cenário educacional de um país. Sua publicação traz impactos tanto em transparência quanto no aumento do potencial econômico para a sociedade como um todo por meio da gestão da aprendizagem e da tomada de decisão baseada em evidências. A Web traz muitas funcionalidades que podem estender esse potencial e, para isso, o W3C - organização responsável pelas padronizações na Web - criou a recomendação DWBP (Data on the Web Best Practices), para a produção de dados abertos que tirem proveito da arquitetura da Web. Contudo, até o momento não foram encontradas pesquisas que avaliem os dados de acordo com esse referencial. Assim, neste trabalho aplicamos um estudo de caso múltiplo, com a técnica de casos diversos considerando diferentes categorias de dados educacionais, analisando as práticas da DWBP. Como resultado, notamos poucas práticas plenamente atendidas atualmente e muitas práticas atendidas parcialmente. Isso ocorre, pois as informações disponibilizadas são de fácil acesso para o consumo humano, mas não para o processamento automático por agentes de software, inviabilizando a análise automática e contínua dos dados disponibilizados. Ao final, discutimos a adequação à recomendação, as possibilidades de intervenções tanto para a produção dos dados quanto para os portais que os hospedam e outras características percebidas durante a análise.

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Biografia do Autor

Bruno Elias Penteado, Universidade de São Paulo (USP)

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – Universidade de São Paulo (USP) 13566-590 – São Carlos – SP

Ig Ibert Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Instituto de Computação – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – 57072-970 – Maceió – AL

Seiji Isotani, Universidade de São Paulo (USP)

Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação – Universidade de São Paulo (USP) 13566-590 – São Carlos – SP

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Arquivos adicionais

Published

2019-01-01

Como Citar

PENTEADO, B. E.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Análise exploratória sobre a abertura de dados educacionais no Brasil: como melhorar o ecossistema de dados na Web?. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 175–195, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.01.175. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4761. Acesso em: 9 nov. 2024.

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