Artefatos Tangíveis e a Avaliação de Estados Afetivos por Crianças

Authors

  • Eliana Alves Moreira Universidade Estadual de Campinas; Instituto Federal de São Paulo
  • Julio Cesar dos Reis Universidade Estadual de Campinas
  • M. Cecília C. Baranauskas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.58

Keywords:

Interface tangível, Avaliação, Estados Afetivos, Lúdico

Abstract

Sistemas computacionais contemporâneos e ubíquos demandam cada vez mais avaliações que consideram aspectos para além da ergonomia, usabilidade e acessibilidade, para incluir também meios de entender o estado afetivo dos envolvidos na interação. Contudo, principalmente quando as partes envolvidas são crianças, é necessário promover meios lúdicos e acessíveis para envolver as pessoas nas atividades de avaliação, pois espera-se que a ferramenta utilizada na avaliação permita que os envolvidos se expressem de acordo com sua idade e compreensão. Trabalhos existentes propõem soluções abstratas que dificultam a compreensão e a participação das pessoas na expressão de estados afetivos. Neste artigo, desenvolvemos e avaliamos o ambiente TangiSAM, que engloba conjuntos de bonecos tridimensionais concretos que se utilizam de tecnologias tangíveis que permitem efetuar avaliação de estados afetivos de maneira lúdica. Conduzimos um estudo em um espaço educativo real com crianças e professoras para entender se os artefatos tangíveis do TangiSAM favorecem uma melhor experiência de autoavaliação. Descobrimos que o TangiSAM obteve maior preferência pelos participantes quando comparado com outras propostas de representação de estados afetivos.

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Biografía del autor/a

Julio Cesar dos Reis, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Computação, UNICAMP

Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), UNICAMP

M. Cecília C. Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Computação, UNICAMP

Citas

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Published

2019-01-01

Cómo citar

MOREIRA, E. A.; REIS, J. C. dos; BARANAUSKAS, M. C. C. Artefatos Tangíveis e a Avaliação de Estados Afetivos por Crianças. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 58–82, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.01.58. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4756. Acesso em: 21 dic. 2024.

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